Afinal, você sabe o que é “figital”? - Aliansce Sonae
fechar busca

Artigos

Afinal, você sabe o que é “figital”?

O impacto da estratégia figital na indústria de shopping centers

A pandemia do coronavírus, sem dúvidas, acelerou o avanço do e-commerce, que teve um crescimento de 55% entre 2019 e 2020. Para os próximos anos, é esperado que o segmento continue aumentando sua penetração, em um ritmo de 42% até 2025. Este movimento levanta algumas questões: será que o varejo físico e a indústria de shopping centers estão ameaçados? O consumidor vai preferir comprar apenas online daqui para frente?

Se 2 em cada 10 brasileiros conectados fizeram a sua primeira compra online em 2020, quando olhamos para a geração Z, que está chegando ao mercado de trabalho, esse número é ainda mais alto: 26%. Entretanto, para esta geração que já nasceu digital, não há separação entre físico e online. Tudo está conectado e não faz sentido pensar em “e-commerce”: existe apenas “commerce”.

Portanto, o novo consumidor não é físico, nem digital: ele é figital. Quer o melhor dos dois mundos, e quer agora.

A estratégia figital no varejo

A experiência figital, tradução adaptada do termo phygital, é o resultado da integração entre o mundo físico (physical, em inglês) com o mundo digital. No varejo, isso significa proporcionar tecnologia e processos para que o cliente use todos os canais de compra ao mesmo tempo, de maneira fluida e como preferir, com foco na sua autonomia e liberdade de escolha.

Ele pode ser impactado por um produto nas redes sociais, buscar reviews online, tirar dúvidas com o vendedor pelo WhatsApp, comprar com um clique e escolher receber em casa.

Mas, e quando o prazo ou custo de frete não atendem ao que o consumidor precisa? Aí entra o trunfo que apenas o varejo físico pode proporcionar: o same-day delivery, com entrega em apenas algumas horas gratuita ou com baixo custo, e ainda a retirada na loja, que permite ao cliente experimentar, trocar e, talvez levar mais alguma coisa.

Com uma experiência integrada de compras, o resultado é a fidelização. O cliente passa a reconhecer a marca e a loja como parceiras que tornam seu dia a dia mais prático.

Benefícios para clientes e lojistas

Não é novidade que o consumidor busca rapidez, conveniência e uma experiência de compra agradável. Mas, o isolamento social provocado pela pandemia adicionou novos ingredientes nas demandas do consumidor: a necessidade de convivência e personalização.

Segundo a pesquisa “Tensões do varejo em transformação” do Google e Euromonitor, para 41% dos consumidores, a possibilidade de falar com vendedores a qualquer momento é um dos maiores indicadores de uma experiência personalizada, sendo mais importante até do que o acesso a ofertas. Isso explica por que a maioria dos consumidores prefere a experiência figital:

Para as marcas, os benefícios são diversos. A McKinsey relata que a personalização leva ao crescimento da receita em até 15% e melhora a eficiência dos gastos com marketing em até 30%, ajudando a reter o cliente e aumentar o life time value (LTV).

Outra vantagem para o lojista é que uma plataforma integrada de vendas físicas e online contribui para evitar a ruptura de estoques, que passam a ser unificados, facilitando a gestão, previsibilidade e a identificação de novas demandas regionais por produtos.

O shopping do futuro é o nosso presente

A atitude inovadora é um dos pilares estratégicos da Aliansce Sonae. Para ampliar nossa presença omnichannel, garantir a melhor experiência para o consumidor e apoiar a transformação digital do varejo, nasceu a Alsotech.

A marca é o braço de inovação da Aliansce Sonae, responsável pelo desenvolvimento de toda a estratégia figital da Companhia, e foi estruturada para conectar o melhor do mundo físico com a praticidade e agilidade do mundo digital, focada em quatro pilares: e-commerce, logística, data analytics e engajamento.

Como estamos aplicando a estratégia figital em nossos shopping centers

  • Com recursos de inteligência artificial e data analyitcs, planejamos o mix ideal de lojas e ofertas personalizadas para cada região e perfil de consumidor.
  • Nossos clientes têm o shopping na palma da mão com os smart sites e marketplaces, podendo comprar direto de quase 7.000 lojas e contar com o atendimento por WhatsApp do vendedor de sua confiança.
  • Resolvemos o last mile delivery dos varejistas com soluções de entregas super-rápidas e criamos o PEG, um hub logístico que permite ao consumidor retirar e devolver suas compras em armários inteligentes ou no modelo drive-thru, sem contato com ninguém.
  • Proporcionamos experiências sensoriais e inovadoras, como as arenas de e-sport e as fazendas urbanas, e estamos nos aproximando do ecossistema de economia circular e moda sustentável, em linha com nossas práticas de ESG.

Muito mais do que centros de compra, os shoppings são life centers que agregam conveniência, convivência e a experiência completa que o consumidor busca. Com a convergência entre o melhor do universo online e off-line, a estratégia figital da Aliansce Sonae mantém o protagonismo e a relevância dos shoppings centers em um ambiente de constante transformação.

Todos os artigos