Aliansce Sonae e BeGreen: uma parceria de inovação e sustentabilidade - Aliansce Sonae
fechar busca

Artigos

Aliansce Sonae e BeGreen: uma parceria de inovação e sustentabilidade

BeGreen no Shopping da Aliansce Sonae

As fazendas urbanas já são realidade na Aliansce Sonae

Você já parou para pensar no caminho que o alimento faz desde as áreas de produção rurais até chegar à casa do consumidor nas cidades? No cultivo tradicional, as hortaliças saem do campo, são levadas até centros de abastecimento, onde são coletadas por distribuidores que levam os produtos até o mercado para chegar ao consumidor final. São três caminhões e, talvez, mais um carro para buscar um produto que poderia ser cultivado na vizinhança.

Acreditamos que, em algumas décadas, grande parte dos alimentos perecíveis serão produzidos em grandes cidades. E isso já é realidade na Aliansce Sonae. Em 2017, inauguramos na capital mineira a primeira fazenda urbana da América Latina, a BeGreen, no Boulevard Shopping Belo Horizonte.

O sucesso dessa experiência levou à abertura de uma segunda unidade no Via Parque Shopping, em 2019 e, em 2021, à criação da BeGreen Malls Fazendas Urbanas, uma joint-venture na qual a Aliansce Sonae detém 50% de participação, com o objetivo de expandir essas operações para outros shoppings do portfólio.

Produção livre de agrotóxicos e sustentável

Além de aproveitar espaços urbanos e diminuir o ciclo de transporte e emissões de CO² até o consumidor final, a BeGreen tem um grande diferencial no seu sistema de cultivo, que a faz ser 28 vezes mais produtiva consumindo 90% menos água do que o método tradicional.

O que torna a produção tão sustentável é o fato de que o cultivo acontece dentro de estufas automatizadas e climatizadas com base na hidroponia, um sistema que não precisa de solo. As raízes se desenvolvem na água e são cultivadas com os nutrientes necessários para crescerem saudáveis, 100% livres de agrotóxicos.

Os clientes podem fazer assinaturas para receber toda semana em casa uma cesta de hortaliças, ou consumi-las em restaurantes dos shoppings. A colheita é feita no momento em que os vegetais saem para entrega. Assim, as hortaliças chegam vivas e frescas ao consumidor, sem desperdício. O processo vai na contramão das estatísticas da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que apontam que 70% dos vegetais produzidos na América Latina são desperdiçados.

Conheça as unidades BeGreen na Aliansce Sonae

Além da produção sustentável, a BeGreen complementa as opções de lazer e entretenimento dos shoppings da Aliansce Sonae com a Praça BeGreen, que conecta a estufa com a área de lazer, bicicletário e operações comerciais. O espaço oferece visitas guiadas e atividades educativas, que proporcionam uma experiência exclusiva, diferenciada e alinhada com os princípios de sustentabilidade da Companhia.

Conheça as fazendas urbanas instaladas em shoppings da Aliansce Sonae:

Be Green – Boulevard Shopping Belo Horizonte

Com área total de 3.000m², a BeGreen Boulevard Belo Horizonte foi pioneira em levar ao público o conceito de cultivar novas experiências e fomentar a sustentabilidade, a educação e o entretenimento conectados através de boas práticas ambientais. No local, os visitantes podem conhecer o restaurante Fazenda para a Mesa, participar de visitas guiadas e eventos, além de encontrar produtos orgânicos e produzidos no local.

Be Green – Via Parque Shopping

Com mais de 3.000m², a BeGreen do Via Parque Shopping é a fazenda urbana carioca. Em uma estufa de 1.100m², é cultivada uma grande variedade de alimentos orgânicos de alta qualidade. O espaço conta ainda com uma charmosa área kids, além de espaços disponíveis para locação, com um acesso privilegiado à varanda da atração.

Be Green – Parque D. Pedro Shopping

A primeira fazenda urbana de São Paulo chegou ao Parque D. Pedro Shopping em 2021. Com uma área de 3.700m², o espaço é composto por uma estufa onde serão cultivados e armazenados os produtos orgânicos, uma grande área de eventos, lojas e serviços correlacionados.

BeGreen – Shopping da Bahia

A primeira fazenda urbana do Nordeste foi inaugurada no Shopping da Bahia em 2021. Com 2100 m² destinados ao cultivo, hortaliças frescas e livres de agrotóxicos sairão direto da fazenda para a casa dos moradores de Salvador. O espaço conta ainda com área de convivência e experiências educativas para toda a família.

BeGreen – Passeio das Águas Shopping

Em 2022, a BeGreen chegou ao Passeio das Águas Shopping. A capital goiana passa a contar com um novo conceito de produção de alimentos e todos os benefícios de uma fazenda urbana. A unidade ocupa 1,1 mil m² e tem capacidade para produzir 2,7 toneladas de hortaliças livres de agrotóxicos por mês.

A alimentação do futuro é aquela que une sustentabilidade e tecnologia em seus processos de produção e transforma a relação das pessoas com a comida e o meio ambiente. A parceria entre a Aliansce Sonae e a BeGreen reforça o nosso propósito de ser referência em sustentabilidade e inovar para continuamente atender às demandas do negócio, dos clientes e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes.

Todos os artigos