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Como escolher o shopping adequado para a minha marca?

O que o lojista deve esperar de um shopping parceiro para alavancar o seu negócio

Abrir uma loja em um shopping traz diversas vantagens para o empresário, como segurança, estacionamento, limpeza, horário estendido e investimento em marketing. Entretanto, é preciso se atentar para a escolha do empreendimento, para que o investimento traga o retorno esperado e se construa uma relação bem-sucedida de longo prazo.

Para escolher o shopping mais adequado para sua marca, o primeiro fator para o qual o lojista deve se atentar é o fit do seu produto com o shopping escolhido. Às vezes, o empreendedor cai no erro de escolher o shopping que frequenta, ou que alguém da família gosta, ou ainda que parece melhor para o seu próprio perfil, mas não para o seu público. Portanto, na tomada de decisão, é preciso entender “o que” para “quem”: mergulhar no entendimento do seu público e encontrar o shopping mais alinhado com aquele perfil.

Escolhido o empreendimento adequado, é importante avaliar com critério a localização da loja dentro do shopping, o corredor escolhido, a concorrência ao redor e as lojas-âncora próximas. Tudo isso faz diferença, e uma boa administração deve fornecer dados e informações para apoiar o lojista nesta escolha.

Por fim, o empreendedor deve fazer uma projeção muito realista das vendas versus os custos do negócio. Parece óbvio, mas é comum vermos investidores que tomam a decisão de abrir uma loja, mas não fazem uma projeção realista de faturamento e, em alguns meses, enfrentam problemas porque não venderam como o esperado ou não levaram em conta todos os custos de manutenção do imóvel.

Como uma boa administradora deve apoiar o negócio do lojista

Uma estrutura montada para o lojista ter sucesso é o mínimo que o shopping deve oferecer ao lojista. Mas, é preciso fazer mais do que isso. A boa administradora de shopping centers deve estar o mais próxima possível do seu lojista. Entender o negócio de cada um, elaborar soluções e atendê-lo no que precisar.

É o que fazemos na Aliansce Sonae todos os dias: trabalhamos para dar suporte ao lojista para que ele venda mais e tenha sucesso em seu negócio.

Um exemplo recente são todas as alavancas digitais que temos implementado para auxiliar o lojista no processo de digitalização do Varejo. As iniciativas vão desde hubs de distribuição em nossos shoppings para facilitar o last-mile delivery e a entrega de produtos, até os marketplaces que ampliam as possibilidades de vendas.

O planejamento comercial da Aliansce Sonae também passa pela tecnologia. Com a Iara, a Inteligência Artificial da Aliansce Sonae, os gestores dos shoppings conseguem acompanhar, na palma da mão, a performance de vendas, o fluxo de visitantes e obter insights preditivos a partir dos dados. Assim, é possível identificar tendências, propor novos produtos para venda online e movimentar o negócio do lojista.

Todas as iniciativas “figital” da Aliansce Sonae são direcionadas para que o lojista tenha mais sucesso. Isso faz a diferença e separa as grandes e boas administradoras das menores, que não vão conseguir entregar bom resultado e construir uma relação de longo prazo com seus lojistas.

Quer saber como podemos apoiar o seu negócio? Vamos conversar.

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