Como o Pátio Alcântara transformou o bairro e resgatou a autoestima da população - Aliansce Sonae
fechar busca

Artigos

Como o Pátio Alcântara transformou o bairro e resgatou a autoestima da população

Decoração do Natal Alcântara Luz

Conheça o projeto Natal Alcântara Luz, grande vencedor do Prêmio Abrasce 2022

O Natal é uma data cheia de magia. Mas, para regiões carentes, esta atmosfera de encantamento parece distante. No lugar da beleza, um cenário duro, que alimenta um ciclo vicioso de descuido e precariedade.

Esse era o caso do bairro de Alcântara, em São Gonçalo (RJ). Um polo comercial formado por um calçadão e ruas paralelas com inúmeros ambulantes, fios elétricos expostos e lixo ao final do dia, tornando inseguro e pouco convidativo um lugar tão importante para a economia local.

Como promover mudanças estruturais através do belo, para resgatar o orgulho de uma cidade e despertar o senso de pertencimento dos seus moradores? Este foi o propósito do projeto Natal Alcântara Luz: um grande túnel de led que trouxe mais do que beleza – proporcionou transformações concretas. O projeto promoveu uma mudança de comportamento e melhorias para a região.

Um contexto desafiador

São Gonçalo é um município localizado na região leste metropolitana do estado do Rio de Janeiro, com mais de 1 milhão de habitantes e alguns números preocupantes. É a cidade com o maior índice de violência em todo o Estado. Do ponto de vista sanitário, o município aparece em 7º lugar no ranking de cidades com pior saneamento básico do País, apontado no estudo do Instituto Trata Brasil divulgado em 2022.

O bairro de Alcântara era percebido como um bairro visualmente poluído, desorganizado e negligenciado pela ordem pública, com inúmeras barracas pelo calçadão comercial e ruas paralelas, além de ligações irregulares de energia e muito lixo deixado por moradores e ambulantes ao final de cada dia.

Tudo isso tornava Alcântara sempre protagonista de notícias ruins na mídia local. Diante deste cenário, o inconformismo crescia e tomava conta da gestão do Shopping. A pergunta que pairava é: como mudar a realidade do bairro? Como encantar em momentos de extrema dificuldade e fazer Alcântara se tornar notícia de coisas boas?

A oportunidade de fazer diferente

Com a proximidade do Natal de 2021 e o arrefecimento do período pandêmico, surgia a oportunidade perfeita para um projeto focado em mudar a visão e o comportamento dos moradores sobre a região, despertar o espírito de crescimento e prosperidade para o gonçalense e valorizar o calçadão, tornando-o um ponto turístico com uma decoração atrativa.

Assim, surgiu a ideia do Natal Alcântara Luz: a integração entre a decoração de Natal do shopping e do entorno, com a construção de um grande túnel de led ao longo de todo o calçadão, inspirado em cenários como os de Gramado (RS) e Penedo (RJ).

Além de resgatar o orgulho e o senso de pertencimento da população, o projeto ainda geraria benefícios tangíveis, como a melhoria do entorno do shopping, geração de mídia espontânea, a atenção de investidores e o aumento do fluxo de pessoas no calçadão e, consequentemente, do Shopping.

Um projeto construído a muitas mãos

Para tirar a ideia do papel e torná-la realidade, não faltavam desafios. O Pátio Alcântara assumiu a iniciativa de elaborar o projeto, com o apoio de uma empresa especializada. Mas, o investimento era alto, e parecia impossível viabilizar. Entretanto, desistir não era uma opção.

O Shopping apresentou o projeto à Prefeitura de São Gonçalo, que reconhecia a importância da iniciativa, mas não podia dispor do investimento, já que não estava previsto em orçamento e havia outras prioridades para os recursos municipais, principalmente em meio a uma pandemia.

Após algumas tentativas e apresentações, a companhia de abastecimento local acreditou na ideia e viu potencial no projeto. Junto a outros parceiros, como a Associação Comercial e a Secretaria de Desenvolvimento do Município, foi possível simplificar e reduzir os custos do projeto para viabilizá-lo com o apoio de pequenos comerciantes e prestadores de serviço locais. Aos poucos e com muita vontade de fazer acontecer, o projeto foi sendo construído a muitas mãos, com os recursos disponíveis.

Na inauguração da decoração natalina, em 2 de dezembro, uma grande festa com Papai Noel reuniu a população, que se encheu de encanto e esperança de uma outra realidade.

Mais do que uma festa, um legado para o bairro

A partir da inauguração da decoração natalina, a área passou por uma organização urbana e contou com reforço não só da Guarda Municipal, mas também da Postura, setor municipal responsável pela ordem urbana. Os fiscais estavam presentes diariamente no calçadão, zelando para que os ambulantes não trabalhassem de forma irregular e não regredissem ao que estava conquistado.

As antigas barracas de lonas e os fios expostos deram lugar a um calçadão limpo, organizado e iluminado, que se tornou um convite à contemplação e ao lazer. A beleza e o cuidado se espalharam pelo calçadão. Com a decoração, o Shopping pintou a fachada e, logo depois, a igreja mais próxima também foi pintada, inspirando um movimento contagiante de recuperação e orgulho local.

Por conta da iluminação, o comércio do calçadão estendeu seu horário de atendimento, indo além das 18h. Isso aumentou a sensação de segurança e o fluxo de pessoas nas ruas e no Shopping.

A Prefeitura migrou os ambulantes para um espaço próprio, para que pudessem trabalhar de forma regular. Além disso, planejou o aterramento dos fios elétricos e se comprometeu a realizar todos os anos a decoração natalina, tornando-a uma atração fixa da cidade.

“O ano de 2021 foi de inúmeros desafios para os lojistas do Pátio Alcântara em razão da pandemia da Covid-19. O calçadão de Alcântara, onde está inserido o Shopping, encontrava-se degradado e sem perspectivas de investimento a curto prazo. Foi mediante este cenário que surgiu o projeto Alcântara Luz, cujo propósito visava mudar a triste realidade da região, resgatar o orgulho de frequentar Alcântara e estimular o reaquecimento da economia local. O maior obstáculo deste projeto foi a escassez de recursos financeiros, o que não desanimou o time Pátio Alcântara em buscar parcerias com a Prefeitura e lojistas locais. Hoje, o sentimento é de orgulho por implementar um projeto que foi além de suas fronteiras, mudando o comportamento dos frequentadores do calçadão e contribuindo para o desenvolvimento do entorno”, conta a superintendente do Pátio Alcântara, Ana Carnaval.

A realização do Natal Alcântara Luz trouxe uma grande sensação de conquista para o Pátio Alcântara e a certeza de que o papel de um shopping em qualquer região, mas, especialmente, nas menos favorecidas, vai muito além do desempenho econômico.

O compromisso de um shopping é também gerar impacto social, contribuir para a qualidade de vida da população e aproveitar seu poder de mobilização para gerar transformações concretas e profundas que beneficiem a todos.

Todos os artigos