Como melhoramos a experiência do consumidor de shopping centers através de dados
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Investimos em inteligência de dados para melhorar a experiência dos consumidores

Tecnologia de análise preditiva a favor da gestão do negócio

Os shopping centers surgiram como projetos imobiliários, com um modelo de negócios baseado no aluguel de lojas, em um passado em que os clientes frequentavam os centros comerciais com o objetivo de comprar. Mas, isso mudou. Hoje, os shoppings são lugares de experiência, onde os consumidores têm as compras como segundo ou terceiro item de suas listas, e visitam os shoppings para se divertir, conviver, resolver questões do dia a dia e, quem sabe, até mesmo comprar.

Esse comportamento, que mudou ao longo das últimas décadas, impactou profundamente o mix de produtos e serviços oferecido pelos shoppings. A composição das operações já não é mais elaborada baseada apenas no “feeling” da área comercial ou do superintendente do shopping, mas também na análise de dados históricos e em análises preditivas.

Como a ALLOS mergulha nos dados para planejar o negócio

Na ALLOS, entendemos que tecnologia não está apenas no suporte aos processos: ela é uma agregadora de valor real para o negócio.

Nosso papel como shopping centers é ser o elo entre lojistas e consumidores, atuando como especialistas para oferecer o melhor mix para cada região e perfil de consumidor. E isso só é possível planejando e tomando decisões baseadas em dados.

É necessário contar com informações concretas para entender o cenário de consumo, a concorrência, o histórico e a clusterização. Com regiões geográficas tão heterogêneas, essas informações são preciosas para a definição dos modelos de planejamento comercial.

Data Lakehouse

Nos últimos anos, a ALLOS consolidou seu data lakehouse, um conceito moderno de arquitetura de dados que permite a utilização de uma base única e completa de informações, de diversas fontes, que são fundamentais para analisar os padrões de comportamento de compra e recorrência dos clientes e, a partir deles, identificar oportunidades, oferecer promoções, criar tendências e ações cada vez mais personalizadas que possam ser convertidas em vendas. Tudo isso em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre as iniciativas neste sentido, a Companhia oferece WiFi em todos os seus shoppings, em uma parceria com uma empresa especializada em soluções que envolvem big data, geolocalização, machine learning e inteligência de dados, para entender melhor quem frequenta os shoppings e, assim, direcionar as estratégias de relacionamento com mais assertividade.

IARA: a inteligência artificial da ALLOS

A IARA é um superaplicativo interno da ALLOS que permite aos gestores dos shoppings acompanharem na palma da mão a performance de vendas dos lojistas, o fluxo de visitantes e fazer perguntas por texto ou voz com linguagem natural para obter insights preditivos a partir dos dados.

Em um primeiro momento, a IARA foi muito utilizada para apoiar o planejamento do negócio e a gestão. Agora, é usada também para analisar e fomentar o fluxo do shopping, além de atuar como consultora digital nos sites de todos os empreendimentos do grupo.

Com a análise dos dados, é possível atuar junto ao lojista de forma muito direcionada. Apontar tendências, propor novos produtos para venda online e, com isso, movimentar o estoque também da loja física, fechando o ecossistema de integração com as soluções logísticas e de venda online da ALLOS.

Saiba mais sobre os projetos de tecnologia da ALLOS no Shopping em Pauta:

https://www.youtube.com/watch?v=z-qJE60Bwj0
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