O que significa “Gente em primeiro lugar”? - Aliansce Sonae
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O que significa “Gente em primeiro lugar”?

Como a Aliansce Sonae atrai e desenvolve os melhores talentos e atua para a construção de um mercado de trabalho mais justo e diverso

Ter as pessoas certas nos lugares certos é um dos pilares estratégicos da Aliansce Sonae, que busca criar experiências de atração e desenvolvimento de talentos, diversidade e inclusão, proporcionando sustentabilidade ao negócio à medida em que forma profissionais com o DNA da Companhia. Como fazemos isso?

Ser simples. Respeitar as pessoas e praticar o que falamos. Liderar pelo exemplo. Ser ético. Estes são comportamentos que norteiam a gestão de pessoas e performance da Aliansce Sonae. Para entender como isso se reflete na prática, é preciso voltar ao início desta história.

“A cultura come a estratégia no café da manhã”

A famosa frase de Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, é observada com frequência no mundo corporativo. Contudo, se é verdade que a cultura “come” a estratégia, também é fato que, quando bem alicerçada, a cultura a sustenta.

A cultura da Aliansce Sonae é construída de forma colaborativa. A partir de um mapeamento de cultura, com pesquisas e grupos focais, realizado em 2019 com todos os colaboradores, a alta liderança definiu a aspiração, a estratégia e os valores da Companhia, e construiu o Painel de Cultura da Aliansce Sonae, que foi amplamente comunicado ao time, e precisaria ser vivenciado e consolidado no dia a dia.

O ano de 2020 começou e, com ele, a pandemia de Covid-19. O que poderia ser um risco para a implementação dos planos de Cultura – afinal, havia temas urgentes no topo da agenda –, se tornou uma oportunidade única para acelerar a disseminação, absorção e prática do Painel de Cultura a partir da crise, usando-a como uma plataforma para as ações de gestão nesse momento ímpar.

Com isso, o valor “Gente em Primeiro Lugar” se tornou o principal guia das ações para a gestão da crise, demonstrando na prática a importância que a Aliansce Sonae dá ao seu time, e trazendo o tema de Cultura para o centro do negócio com uma abordagem 360 graus.

Política de zero demissão, manutenção da renda, estrutura para o trabalho remoto, monitoramento da saúde de colaboradores e familiares, além de uma comunicação próxima, constante e transparente foram algumas das iniciativas adotadas nesse período.

Assim, a consolidação da Cultura da Aliansce Sonae, um plano para ser realizado ao longo de dois ou três anos com manutenção constante, foi intensificado num espaço de nove meses, com ações relevantes e disseminação por toda a Companhia.

Construindo uma carreira de sucesso na Aliansce Sonae

Para alcançar o objetivo de ser a melhor empresa de shopping centers do Brasil, é fundamental ter as pessoas certas nos lugares certos. Para isso, a Aliansce Sonae investe em iniciativas de atração, retenção e desenvolvimento de seus times– desde aqueles que estão iniciando sua jornada profissional, até a alta liderança.

A captação de talentos no início de carreira começa com o Programa de Estágio e de Trainee ALSO. O primeiro inclui o desenvolvimento individual do estagiário, enquanto o segundo proporciona ainda rotações de desenvolvimento entre as áreas e mentoria.

Uma vez dentro da Companhia, os colaboradores passam por capacitações contínuas para o seu desenvolvimento. Além dos treinamentos obrigatórios sobre Melhoria Contínua e Código de Ética e Conduta, que garantem o cumprimento da governança corporativa, o time conta com uma plataforma de Ensino a Distância para desenvolvimento contínuo em temas relacionados às prioridades estratégicas e soft skills.

Com foco na gestão, o programa DNA da Liderança Aliansce Sonae promove capacitação contínua para a liderança por meio de workshops sobre temas essenciais de gestão e jornada dos colaboradores e sobre os pilares estratégicos, como cultura de inovação, sustentabilidade, inclusão e diversidade, além do programa de coaching.

E como o equilíbrio entre a rotina profissional e a qualidade de vida é essencial, a iniciativa de Qualidade de Vida da Aliansce Sonae realiza eventos online com profissionais de saúde para garantir apoio emocional e promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Diversidade e inclusão: agora e para o futuro

Em um mundo muitas vezes pautado pelas diferenças, é fundamental implementar ações corporativas que conscientizem, incentivem o respeito e promovam a diversidade. Esse caminho da inclusão é o que norteia nossas ações.

Na Aliansce Sonae, acreditamos que o ambiente corporativo de excelência deve ser pautado pela valorização da diversidade e inclusão, de acordo com as seis dimensões da diversidade primária: idade, etnia, gênero, habilidades e qualidades físicas, raça e orientação sexual.

Por isso, a Aliansce Sonae conta com uma Política de Diversidade e Inclusão. O documento pauta o respeito, a integridade humana e os aspectos individuais de cada pessoa, garantindo igualdade para todos os colaboradores, sejam eles internos ou terceiros, em todos os ambientes, escritórios e shoppings, desde o ingresso do colaborador, e ao longo de sua trajetória e desenvolvimento na Companhia.

Quando trabalhamos em ambientes onde há respeito às diferenças, temos condições de atingir nosso pleno potencial, pois nos sentimos à vontade para aprender, arriscar e contribuir. Assim, nos comunicamos de forma aberta, compartilhamos conhecimentos, trabalhamos com mais motivação e eficácia e nos sentimos parte importante da empresa.

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