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Tendências de mix comercial em shopping centers

Saiba como a mudança no comportamento do consumidor tem impactado o planejamento do mix em shoppings

O Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, realizado em janeiro deste ano em Nova Iorque, apontou algumas tendências para o segmento que já são realidade nos shoppings da ALLOS: a integração figital entre o online e o off-line; o fortalecimento de laços com o comércio local como hub logístico para um last-mile delivery mais rápido e a personalização do relacionamento com o consumidor, a partir de uma estratégia de data analytics.

Por isso, o Tenant Mix (mix de locatários, em tradução livre) vem evoluindo ao longo dos anos e hoje oferece uma maior variedade de opções, com diferentes segmentos e marcas complementares e harmônicas, para tornar o shopping ainda mais atraente, competitivo e rentável.

Viver, comer e comprar

Este é um momento de grande transformação e disrupção no varejo. E os shoppings seguem sendo espaços de grande procura pelo público, com taxas de ocupação e visitação crescentes, já que não são mais percebidos apenas como centros comerciais, e sim como grandes espaços de conveniência.

Uma das principais tendências em shopping centers é a migração das opções de alimentação, que passaram das antigas praças de fast food para as novas áreas gourmet, com restaurantes e espaços destinados para refeições mais longas e sofisticadas.

As operações de serviço, saúde e educação também vêm ganhando destaque, e o objetivo é que o consumidor consiga resolver todas as questões do dia a dia em um só local. Assim, os empreendimentos ancorados por conjuntos residenciais e comerciais conhecidos como multiúso são cada vez mais comuns, compreendendo os terrenos dos shoppings como grandes bairros, onde é possível oferecer tudo para as pessoas que ali convivem.

Na ALLOS, as operações de entretenimento e vestuário continuam bastante relevantes no portfólio, e houve crescimento no número de academias, serviços de atendimento ao cidadão e clínicas médicas.

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Mudanças no mix de shoppings ALLOS

A grande novidade são as lojas nativas digitais, que estão migrando para o mundo físico, para oferecer ao consumidor uma experiência mais próxima de experimentação. Algumas marcas que começaram no e-commerce e agora têm lojas físicas em shoppings da ALLOS são MadeiraMadeira, Mobly, Amaro, ShopGinger, Repassa e Kavak.

Como a ALLOS planeja seu mix comercial

O equilíbrio é a chave​ para pensar em um mix centrado no desejo do consumidor. Na ALLOS, isso se constrói com uma combinação de planejamento, processos e coleta de dados, além de muitos estudos e pesquisas sobre o público de cada região.

Há cinco anos, a Companhia adota uma metodologia própria onde centenas de shoppings e milhares de lojas no País são mapeados e analisados, para, assim, se classificar as lojas de acordo com o melhor perfil para cada um dos shoppings do portfólio ALLOS.

Para estabelecer um novo empreendimento, leva-se em conta o tamanho do mercado e o ambiente competitivo, bem como as principais características do mercado da área de influência, como renda média e densidade do público, concorrência de shoppings e comércio de rua, além, é claro, do comportamento e necessidades dos consumidores.

Essa análise é feita também com o mix de lojistas. São avaliados continuamente o tamanho do portfólio, número de lojas, o mix de categorias e a Área Bruta Locável (ABL) em relação aos competidores e shoppings de referência, além da força das marcas, para garantir um alinhamento com o posicionamento de cada shopping e o público local.

Com inteligência, tecnologia e muita expertise, a ALLOS mantém um relacionamento próximo com cada lojista, atuando de forma consultiva como uma parceira de negócios para alavancar resultados e oferecer a melhor experiência para o consumidor.

Quer se tornar lojista da ALLOS? Vamos conversar.

A ALLOS como plataforma para grandes redes de varejo

Conveniência, omnicanalidade e soluções logísticas são atributos que fazem dos shoppings da Companhia a melhor escolha para grandes marcas.

A pandemia de Covid-19 mudou definitivamente o comportamento do consumidor, que se viu forçado a adotar opções de compra online e omnichannel. Contudo, a mudança mais significativa se estabeleceu sobre suas preferências, que, extrapolando o mundo virtual, agora passam a priorizar a conveniência em todas as suas decisões de compra, não só na internet, mas também no varejo físico.

Segundo o Relatório do Varejo Omnichannel, da CI&T, os clientes já preferem qualquer experiência de varejo que se integre naturalmente em seus estilos de vida e exija o mínimo de esforço para obter o que desejam em tempo hábil, como uma entrega confiável e rápida e uma experiência de varejo conectada, onde todas as plataformas e dados do canal se comunicam para garantir a jornada de compra mais fácil.

Portanto, para seguir inovando em um cenário pós-pandêmico e oferecer uma experiência fluida aos clientes, as redes varejistas devem buscar como parceiros shopping centers suportados por uma estratégia figital, para atender com conforto, disponibilidade e, sobretudo, a agilidade que o consumidor, cada vez mais exigente, busca no dia a dia.

Planejamento inteligente e capilaridade

A ALLOS conta com um portfólio robusto e diverso, com mais de 7 mil lojas distribuídas em shoppings líderes de mercado espalhados pelas cinco regiões do País. Essa capilaridade permite que varejistas realizem seu plano de expansão e obtenham ganhos de escala ao negociarem novos pontos em diversos estados brasileiros, ampliando suas vendas e obtendo ganhos de escala.

Com uma estrutura de data analytics apoiada por inteligência artificial, a Companhia é capaz de analisar demandas de consumo, concorrência, tendências de mercado e planejar o mix ideal para cada shopping.

Assim, grandes varejistas têm a segurança de investir na ampliação de suas redes no lugar ideal, para o público certo, com o mínimo de risco e ainda contar com a expertise comercial da ALLOS para rentabilizar ao máximo cada loja.

Inovação e logística para o last-mile delivery

Atenta às necessidades do mercado, a ALLOS criou a Alsotech, a frente de inovação responsável pelo desenvolvimento de toda a estratégia figital da Companhia, a partir de quatro pilares: e-commerce, logística, data analytics e relacionamento com o consumidor.

Com os projetos de inovação da ALLOS, os varejistas podem vender para além do público que visita os empreendimentos, por meio do Shopping Online integrado a marketplaces, ampliando o alcance e o faturamento inicialmente previstos para um negócio físico.

Além disso, contam com soluções super rápidas para o last-mile delivery, o que torna as lojas físicas diferenciadas para o público local, em relação aos prazos e custos de entrega dos e-commerces.

Os shoppings da ALLOS vão muito além de centros de compras: são life centers, que oferecem um hub de serviços, opções de lazer, gastronomia e soluções para o consumidor que busca conveniência e, do outro lado, proporciona uma parceria sólida, infraestrutura e confiança para que lojistas e investidores possam alavancar seus resultados.

Quer se tornar lojista da ALLOS? Vamos conversar.

ALLOS e MOVER: uma parceria pela equidade racial

Como a ALLOS está engajada na causa antirracista

E se o futuro puder ser um lugar onde as conquistas são igualmente possíveis e todas as pessoas são respeitadas, independente de sua origem, gênero ou a cor da sua pele?

Para que esta aspiração não seja uma utopia e se torne realidade, é preciso agir no agora. Assumir os erros cometidos na História, conscientizar e tomar atitudes concretas para modificar estruturas e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa. Não é um caminho fácil. Mas, unindo forças, se torna possível.

Por isso, a ALLOS é a única empresa do segmento de shopping centers a aderir ao MOVER – Movimento pela Equidade Racial – uma coalizão de 47 empresas que assumiram o compromisso de criar um futuro com mais lideranças negras e gerar mais oportunidades, a partir de ações de capacitação, empregabilidade e transformação da consciência social.

A iniciativa se conecta com a Política de Diversidade e Inclusão da Companhia, que inclui ações para promover o respeito, a integridade e os aspectos individuais de cada pessoa, visando gerar equidade.

Compromisso antirracista

O MOVER tem como objetivo ser uma ferramenta efetiva de combate ao racismo, por meio de ações que atuem na redução do cenário da desigualdade racial no Brasil.

O movimento está pautado em três pilares:

  • Liderança: gerar 10 mil cargos de lideranças assumidos por pessoas negras até 2030;
  • Emprego e capacitação: gerar 3 milhões de oportunidades através de capacitação e conexão com o mercado;
  • Conscientização: fomentar discussões propositivas sobre equidade racial por meio de treinamentos e ações dentro do próprio ecossistema de empresas, além de campanhas nas mídias, atuando em toda a cadeia de valor.

Para acompanhar o andamento das metas, os resultados serão analisados em ciclos de três anos, com reuniões entre as empresas e relatórios de acompanhamento a cada seis meses.

Iniciativas da ALLOS pela equidade racial

Entre as ações planejadas pela ALLOS para 2022, em consonância com os objetivos do MOVER, estão a divulgação de oportunidades de trabalho no site do Movimento, a participação em eventos de empregabilidade e empreendedorismo, capacitação contínua, sessões de boas práticas, mentoria e o apoio a campanhas de conscientização.

Colocar as pessoas em primeiro lugar é promover iniciativas que acelerem a transformação do ambiente de trabalho, visando a equidade e tornando a ALLOS a melhor empresa de shopping centers para trabalhar, onde todos têm igualdade de oportunidades e a liberdade para se expressar da forma como desejam.

O que significa “Gente em primeiro lugar”?

Como a ALLOS atrai e desenvolve os melhores talentos e atua para a construção de um mercado de trabalho mais justo e diverso

Ter as pessoas certas nos lugares certos é um dos pilares estratégicos da ALLOS, que busca criar experiências de atração e desenvolvimento de talentos, diversidade e inclusão, proporcionando sustentabilidade ao negócio à medida em que forma profissionais com o DNA da Companhia. Como fazemos isso?

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Como escolher o shopping adequado para a minha marca?

O que o lojista deve esperar de um shopping parceiro para alavancar o seu negócio

Abrir uma loja em um shopping traz diversas vantagens para o empresário, como segurança, estacionamento, limpeza, horário estendido e investimento em marketing. Entretanto, é preciso se atentar para a escolha do empreendimento, para que o investimento traga o retorno esperado e se construa uma relação bem-sucedida de longo prazo.

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Afinal, você sabe o que é “figital”?

O impacto da estratégia figital na indústria de shopping centers

A pandemia do coronavírus, sem dúvidas, acelerou o avanço do e-commerce, que teve um crescimento de 55% entre 2019 e 2020. Para os próximos anos, é esperado que o segmento continue aumentando sua penetração, em um ritmo de 42% até 2025. Este movimento levanta algumas questões: será que o varejo físico e a indústria de shopping centers estão ameaçados? O consumidor vai preferir comprar apenas online daqui para frente?

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Abrir uma loja na rua ou em um shopping?

Quais fatores o lojista deve levar em consideração para escolher seu próximo ponto comercial

Lojistas que planejam abrir ou expandir uma marca costumam ter dúvidas sobre o que é mais vantajoso: abrir uma loja no comércio de rua ou em um shopping?

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Ship from store: conheça a estratégia de logística da ALLOS

Soluções de last-mile delivery, retirada e logística reversa para uma experiência de compras completa

O presente já é “figital”. O consumidor não distingue mais a diferença entre mundo físico e o digital, e quer se relacionar com as marcas e empresas através de diversos canais. Entretanto, um dos grandes desafios para entregar uma experiência verdadeiramente omnichannel é o last-mile delivery: como garantir uma entrega rápida e eficiente para o cliente e o varejista, independente do canal de compra?

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