Por que investimos em startups? - Aliansce Sonae
fechar busca

Artigos

Por que investimos em startups?

Colaboradores da Aliansce Sonae na Fábrica de Startups

Conheça a estratégia de inovação aberta da Aliansce Sonae

Vivemos hoje uma revolução tecnológica, e é desafiador para uma grande empresa acompanhar e se adaptar às rápidas mudanças do mercado. Por isso, a Aliansce Sonae selou, em 2019, uma parceria com a Fábrica de Startups, aceleradora corporativa que desenvolve inovação para grandes empresas a partir de startups. 

A parceria entre a Aliansce Sonae e a Fábrica de Startups prevê inovação contínua com soluções ágeis e disruptivas que impactem o mercado e contribuam para a mudança e evolução do segmento de shopping centers.

No primeiro ciclo, mais de 100 startups se inscreveram para participar do programa da Aliansce Sonae e 20 foram escolhidas para serem aceleradas, com quatro negociações concretizadas.

Nasce a Alsotech

A atitude inovadora é um pilar estratégico da Aliansce Sonae, e o investimento em inovação aberta tornou-se uma tática fundamental para fortalecer nossa presença omnichannel. Por isso, foi criada em 2021 a Alsotech, uma companhia com estratégias de corpotare venture capital para expandir as fronteiras do mundo físico e alavancar o potencial dos nossos shoppings.

A Alsotech trabalha para figitalizar “figitalizar” as experiências de consumo, promover o engajamento do consumidor, disponibilizar plataformas de e-commerce e marketplace, estruturar seu ecossistema de logística e otimizar a análise de dados.

Assim, um novo ciclo com a Fábrica de Startups foi aberto para conectar o Comitê de Inovação da Alsotech com startups que já tenham solução e/ou tecnologia relacionada aos desafios de “figitalização” da Companhia em quatro pilares: e-commerce, logística, data analytics e relacionamento.

Integrando lojistas ao e-commerce

Um dos primeiros investimentos anunciados pela Alsotech foi na Hubsell, uma plataforma que funciona como um hub de integração de mercado. Fundada em 2014, a empresa atua na conexão de lojistas às plataformas de e-commerce e marketplace.

A startup está apoiando a Alsotech na construção da integração de seus canais digitais com os pontos de venda e sistemas dos lojistas, de forma a potencializar a experiência dos varejistas da rede, bem como construir outras soluções dentro da vertical de e-commerce. Com larga experiência, a empresa está integrada às mais de 40 plataformas de mercado (como VTEX, Linx e TOTVs) e 20 marketplaces.

Soluções para o last-mile delivery

Outra startup que recebeu investimento da Alsotech é a Box Delivery, uma logtech focada no desenvolvimento de tecnologias para entrega last-mile ao consumidor final. A startup já atua no marketplace do Shopping da Bahia e está desenvolvendo todo o ecossistema de operação (tecnológico e operacional) do PEG, o hub logístico da Aliansce Sonae, uma estrutura que integra os ambientes online e físico dos shoppings, trazendo soluções para lojistas e clientes.

A Box Delivery realiza mais de 500 mil entregas por mês e está presente em 153 cidades, com aproximadamente 6 mil estabelecimentos comerciais e cerca de 100 mil entregadores cadastrados.

Desta forma, a Aliansce Sonae vai ampliar a capacidade operacional para entregas de mercadorias nas regiões do entorno dos shoppings no mesmo dia ou no dia seguinte, com alto nível de serviço para lojistas e consumidores, a custos competitivos, além do desenvolvimento de novas soluções para o ecossistema.

Inovar sempre e rápido. Este é o foco da Aliansce Sonae para proporcionar uma experiência figital aos consumidores e gerar ainda mais valor para lojistas e acionistas.

Todos os artigos