Aliansce Sonae anuncia a criação da Alsotech e investimento em startups - Aliansce Sonae
fechar busca

News

Aliansce Sonae anuncia a criação da Alsotech e investimento em startups

Logo do Alsotech by Aliansce Sonae

Maior administradora de shoppings do país, a Aliansce Sonae está lançando a Alsotech, o braço de transformação “figital” do varejo, com base em tecnologias próprias e de terceiros. A plataforma da Aliansce Sonae visa expandir as fronteiras do mundo físico ao implementar soluções de integração com o objetivo de “figitalizar” a experiência de consumo de forma rentável e sustentável.

A Alsotech terá German Quiroga como sócio, uma das principais referências em e-commerce do país, que contribuiu para a construção do atual varejo digital brasileiro. O novo veículo da Aliansce Sonae, está focando seus esforços em promover o engajamento do consumidor, disponibilizar plataformas de e-commerce e marketplace, estruturar seu ecossistema de logística e otimizar a análise de dados.

A estratégia da Alsotech está sustentada por iniciativas de corporate venture capital, com investimento inicial em duas empresas de tecnologia que atuam em áreas essenciais à jornada digital do cliente: a Box delivery e outra startup que funciona como um hub de integração de mercado, atuando na conexão de lojistas às plataformas de e-commerce e marketplace. Essa última, cuja transação está em fase final de contrato, vai apoiar a Alsotech na construção da sua integração com os pontos de venda e sistemas dos lojistas, de forma a potencializar a experiência dos varejistas da rede, bem como construir outras soluções dentro da vertical de e-commerce.

A Box Delivery é uma logtech focada no desenvolvimento de tecnologias para entrega last-mile ao consumidor final. A startup já atua no marketplace do Shopping da Bahia e irá desenvolver todo o ecossistema de operação (tecnológico e operacional) do PEG, o hub logístico da Aliansce Sonae, uma estrutura que integra os ambientes online e físico dos shoppings, trazendo soluções para lojistas e clientes.

“Nossas estratégias, apoiadas em dados e no desenvolvimento de nossa plataforma omnichannel, ganharão um recurso extremamente importante para melhorar a experiência e conhecimento do consumidor. Estas empresas nos apoiarão no desenvolvimento de soluções e tecnologias próprias em dois pontos fundamentais do ecossistema do varejo: o last-mile de entrega e a integração de pontos físicos ao e-commerce”, afirma Rafael Sales, CEO da Aliansce Sonae.A logtech atualmente realiza mais de 500 mil entregas por mês e está presente em 153 cidades, com aproximadamente 6 mil estabelecimentos comerciais e cerca de 100 mil entregadores cadastrados.

A experiência da Box Delivery aliada à força do portfólio da Aliansce Sonae – com shoppings dominantes em localizações estratégicas – proverá capacidade operacional para entregas de mercadorias nas regiões do entorno dos shoppings no mesmo dia ou no dia seguinte, com alto nível de serviço para lojistas e consumidores a custos competitivos, além do desenvolvimento de novas soluções para o ecossistema.

“A parceria catalisa a nossa estratégia de crescimento e buscas por novos territórios. Funcionando como um Hub logístico, vamos oferecer entregas ultra-rápidas, as melhores soluções e novas tecnologias para atender as demandas dos shoppings”, afirma Felipe Criniti, CEO da Box Delivery.

Arcabouço para figitalização da rede


Desde 2018, a Aliansce Sonae investe em inovação aberta, com parceria com a Fábrica de Startups. No primeiro ciclo de aceleração, mais de 100 startups se inscreveram para participar do programa e 20 foram escolhidas para serem aceleradas, com quatro negociações concretizadas.

Com a mudança dos hábitos de consumo, a companhia também passou a aplicar a tecnologia como business, inclusive para direcionar a gestão do mix de lojas dos shoppings. A Aliansce Sonae foi pioneira em investir em dados e analitycs, para entender o cenário de consumo, concorrência e clusterização, o que, inclusive, suporta os modelos de planejamento comercial e melhorias na jornada do consumidor.

O ecossistema de dados da Aliansce Sonae conta com uma base de mais de 8 milhões de CPFs, preservando todas as diretrizes relacionadas à LGPD. Essas informações, somadas aos mais de 35 milhões de visitantes por mês e 5 milhões de carros, compõe o data lake (repositório de dados únicos) da Companhia e são utilizados para fortalecer a experiência dos consumidores. Nas redes sociais, a administradora de shoppings possui mais de 7 milhões de seguidores, com alto engajamento comparado aos concorrentes.

Ano passado, além do lançamento de dois marketplaces de Shoppings (Parque D. Pedro Shopping e Shopping da Bahia) e mais cinco de shoppings do Rio de Janeiro até o fim do ano, a companhia anunciou a criação de hubs logísticos que integram as demandas geradas pela experiência digital com o ambiente físico dos shoppings. O PEG, como foi batizado, tem, por exemplo, armários inteligentes para retirada sem contato de compras realizadas de forma digital; retirada de compras através do sistema drive-thru; logística reversa que facilita clientes e lojistas; áreas destinadas a agregadores de entregas. A intenção, com o novo investimento, é oferecer a melhor estrutura logística para seus varejistas não apenas fazerem o ship from store (modalidade de venda online, mas utilizando o estoque das lojas), mas também conseguirem atender seus clientes com o melhor nível de serviço do mercado.

Todas as notícias