Aliansce Sonae: Meio Ambiente - Água e Efluentes
fechar busca

ESG / Meio Ambiente

Água e Efluentes

Uso responsável para reduzir a pegada hídrica

O acesso à água potável é essencial para a vida e o bem-estar, sendo reconhecido pelas Nações Unidas como um direito humano. E, ainda que seja um recurso natural renovável, é também finito e deve ter sua disponibilidade preservada.

Com essa visão, todos os shoppings da Aliansce Sonae prezam pela utilização responsável da água, com monitoramento constante, medidas para reduzir o consumo e diversificação das fontes de recursos hídricos.

Para a redução do consumo e aumento na eficiência do uso de água dos reservatórios municipais, os shoppings buscam utilizar fontes alternativas, como a retirada de água de poço artesiano, captação da água da chuva e utilização de água de reúso. Os empreendimentos contam também com equipamentos ecoeficientes para a redução do consumo de água.

Tratamento de Efluentes.

A maioria dos empreendimentos da Aliansce Sonae faz o descarte de seus efluentes na rede pública. Nos casos em que não há rede pública disponível, conta-se com Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) próprias, garantindo que 100% dos efluentes da Companhia sejam tratados.

Possuímos estações de tratamento com sistema aeróbico e anaeróbico, além de algumas que contam também com ultrafiltração por osmose reversa, aumentando o aproveitamento da água tratada em torres de resfriamento no sistema de ar-condicionado.

Nos shopping centers, o potencial de reúso da água tratada pode chegar a até 60%, no uso das descargas sanitárias, nas atividades de limpeza, irrigação e em torres de resfriamento, o que reduz o volume final descartado na rede pública.